O médico Eduardo Barroso destacou que Portugal é o país que mais transplantes ao fígado realiza por milhão de habitantes na Europa, apresentando listas de espera menores do que na maior parte dos países europeus.
"Somos o país na Europa que mais transplantes ao fígado faz por milhão de habitante. É uma actividade que está no topo da Europa. Apenas dois centros ingleses fazem mais transplantes do que o Curry Cabral por ano", disse à agência Lusa o responsável pelo Centro Hepato-Biblio-Pancreático e de Transplantação do Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Segundo o médico, os transplantes hepáticos têm aumentado em Portugal anualmente. Em 2007, realizaram-se no Hospital Curry Cabral 136 transplantes e este ano esse número atingiu já os 109.
Em Portugal, a transplantação hepática é assegurada pelos hospitais Curry Cabral (Lisboa), Santo António (Porto), e pelos Hospitais da Universidade de Coimbra. Os 136 transplantes hepáticos realizados no ano passado no Curry Cabral representaram mais de metade do total de transplantes do país.